3 dicas para você pronunciar corretamente as palavras

Confira dicas para você pronunciar corretamente as palavras!

Quem nunca sentiu dificuldade de pronunciar algumas palavras. Nem todas elas são simples mesmo. Algumas são capazes de fazer a língua enrolar e sair um som totalmente diferente do que você estava tentando falar. Mas existem algumas formas de não passar vergonha na frente das pessoas por não conseguir pronunciar algo. 

São dicas para você pronunciar corretamente as palavras. E as principais estão ligadas a treinar falar todas elas. Mas a repetição nem sempre é possível, são inúmeras as palavras que encontramos no dicionário e muitas delas a gente nem costuma falar. São muito raras ou então, a gente não sabe nem o significado.

Para que essa dificuldade não aconteça, é preciso se atentar a algumas coisas, como o que você está reproduzindo. 

A pronúncia não precisa ser perfeita, até porque, com tantos sotaques espalhados pelo Brasil, fica muito mais difícil saber qual é a pronúncia perfeita, quem fala cada palavra de forma 100% correta. Mas se fazer entender é essencial. Por isso, separamos três dicas para você pronunciar corretamente as palavras. 

Dicas para você pronunciar corretamente as palavras

#1 Pratique pouco, mas com regularidade

É essencial que você se proponha a praticar a pronúncia daquelas palavras que você sente dificuldade ao falar. Mas como fazer isso? Ouviu alguma música que você goste e essa palavra está no meio? É hora de soltar o gogó e cantar também. Dessa forma, você consegue trabalhar sem medo a sua dicção. É essencial que esse treinamento da língua aconteça. 

Quando o idioma não for a sua língua natal, a música se torna uma ótima saída também. Cante e pratique de forma tranquila a pronúncia de palavras. A leitura também ajuda. Além de contribuir para a boa escrita, você pode ler o texto em voz alta e treinar sua fala. Se torna regular e bem menos entediante. 

dicas para você pronunciar corretamente as palavras

#2 Fale devagar e enfatize as palavras 

Se você tem dificuldade em pronunciar as palavras, você não pode correr. A fala rápida pode prejudicar o entendimento e fazer com que se passe batido o que você está falando de errado. Então, é essencial que, no começo, você fale às palavras que têm dificuldade de forma bem lenta e enfatize bem a forma correta de pronunciá-la.

Se o idioma for estrangeiro, esse é o primeiro passo para aprendê-lo. Até porque, ninguém que sabe que você está aprendendo, irá falar com você correndo. O diálogo se dará lentamente, respeitando o seu momento e suas dificuldades. Não pule etapas, é preciso aprender certo, se não, vira vício.

#3 Leia em voz alta e imite quem sabe

Esse é um gancho da primeira dica para você pronunciar corretamente as palavras, mas é bem importante. Se você precisa aprender a pronunciar alguma palavra, leia ela em voz alta. Com o tempo, você irá se acostumar a ouvir essa palavra e dessa forma, decorará e pegará o hábito de falar ela corretamente.

Outra forma de conseguir pronunciar as palavras de maneira correta é imitar quem faz isso. Pode parecer loucura, mas quando você tenta imitar alguém que pronuncia corretamente, pode pegar o hábito de fazer o mesmo e, assim, elimina os problemas para pronunciar as palavras que têm dificuldade.

 

Deixe uma resposta