9 dicas de leitura para quem quer praticar inglês

Hoje em dia, falar mais de um idioma se tornou algo indispensável. Não somente para o cotidiano, mas também para o mercado de trabalho. Ser bilíngue se tornou qualidade das pessoas bem-sucedidas.

Para isso, é necessário escolher um idioma que atenda às necessidades do mercado e das relações sociais da pessoa. O inglês é o idioma mais cobrado pelo mercado de trabalho e também pelo ensino superior. 

Dessa forma, é preciso aprender a língua inglesa, bem como praticá-la para adquirir uma boa proficiência no idioma. A leitura é ferramenta muito utilizada para aqueles que estão aprendendo a língua inglesa e para aqueles que estão praticando os conhecimentos do idioma também. Mas afinal, o que eu posso fazer para me ajudar na leitura para praticar inglês? Nesse artigo, você lerá algumas dicas de leitura para quem quer praticar inglês.

Dicas de leitura para quem quer praticar inglês

Existem muitas coisas que você pode fazer para te ajudar na leitura para praticar inglês. Seguem abaixo algumas dicas do que você pode fazer.

Escolha livros adequados ao seu conhecimento

Se você tem o inglês básico, escolher um livro com um vocabulário antigo ou muito complexo isso só vai servir para te frustrar. Assim como se você é uma pessoa com conhecimento avançado do inglês, ler um livro de nível fácil não vai te forçar a usar todo aquele conhecimento mais profundo.

Na hora de escolher um livro ou qualquer outro texto em inglês, opte por aqueles que serão desafiadores para você. Mas que não sejam tão difíceis a ponto de te desmotivarem ao longo do processo de leitura.

praticar inglês

Escolha um tema que te agrade

Uma dica para você é optar por textos e livros que abordem um assunto que você goste. Melhor ainda se for com um vocabulário que você domine. Para quem está começando a desenvolver a habilidade de leitura na língua inglesa essa dica vale ouro.

Para variar o vocabulário, varie os assuntos

Para que você aumente o seu vocabulário, você precisa expor-se às palavras novas. Se você tem um conhecimento muito grande sobre beleza, por exemplo, e domina o vocabulário referente a esse assunto, tente variar o tema daquilo que você está lendo. Assim você se depara com palavras novas e acaba enriquecendo o seu vocabulário.

Lendo como um todo

No início você vai se pegar tentando entender palavra por palavra e no fundo você vai tentar traduzí-las para entender uma frase inteira. Esse é um erro muito comum.

Você deve tentar entender as sentenças através de palavras-chave. Selecione aquelas palavras cujo significado você entende. Em seguida, tente ler na frase somente essas palavras que você sabe e tente entender qual é o sentido geral. Assim você acaba nào dando tanta importância pra uma palavra que você desconhece e consegue entender o texto da mesma forma sem se frustrar.

Tente fazer pesquisas em inglês

Essa é uma das maneiras mais práticas para quem usa a leitura para praticar inglês. Tente fazer pequenas pesquisas no Google em inglês. Opte por coisas simples para facilitar a compreensão do texto. Se você preferir pesquise alguma coisa que você já sabe como funciona em português e veja a explicação em inglês, dessa maneira você assimila o vocabulário.

9 dicas de leitura para quem quer praticar inglês

Use o que você aprendeu

Não adianta ficar horas pesquisando o significado de mil palavras que você leu em um livro que você gastou mais muitas horas para acabar se você não usar o que foi aprendido.

O conhecimento só é fixado e armazenado na memória de longa duração caso seja posto em uso. Tente assimilar o vocabulário que você aprendeu nos textos nas conversas do cotidiano, e nas suas produções escritas.

Procure sinônimos

Sempre tem no meio da frase aquela palavra que você não faz a mínima ideia do que ela significa. A sua resposta natural a isso é pegar o dicionário ou o tradutor e ir pesquisar o significado quando não for ignorar completamente a existência do vocábulo. Tente ler a frase e pegar o contexto dela.

Pegue essa palavra desconhecida e tente procurar no seu vocabulário algum sinônimo que você ache que se encaixe no lugar dela. Só então pesquise seu significado e olhe os sinônimos sugeridos. Dessa forma você exercita o seu cérebro a utilizar o conhecimento adquirido previamente e te ajuda a agrupar palavras similares num mesmo campo semântico.

Mantenha o foco no positivo

Quando você se propõe a testar seus conhecimentos na língua inglesa através da leitura muita coisa pode te desmotivar. Pode ser que você leia devagar, pode ser que você precise usar um tradutor o tempo todo e isso interrompa o raciocínio durante a leitura. Pode ser que você se frustre com a quantidade de palavras que você não conhece.

Todos esses motivos e mais alguns podem ser razão para você abandonar a prática da leitura. Mas não desista! A leitura é uma habilidade que só se desenvolve com a prática. Dessa forma você só vai melhorar se você insistir em continuar lendo.

Foque nas pequenas vitórias e observe o progresso diário. Você vai perceber que com o passar do tempo vai ficando mais fácil ler em inglês e você vai colher os resultados dessa prática.

Seja consistente

Não adianta você ler um parágrafo hoje e só voltar a encostar no livro daqui 3 meses. A leitura é uma habilidade que se desenvolve através da prática constante. Tente pegar o livro para ler toda semana, nem que seja apenas uma página.

Ou então pegue textos pequenos que possam ser lidos e interpretados por completo em um dia só. Escolha um novo a cada dia ou a cada semana e vá intensificando a quantidade de material a ser lido. Dessa forma, você se desafia constantemente a forçar a sua habilidade de leitura e isso se torna um hábito muito saudável.

Seguindo essas dicas você vai perceber que a leitura para praticar inglês te mostra resultados muito satisfatórios na fluência do idioma. Com o tempo você vai perceber que você vai estar usando os vocabulários aprendidos nas leituras. Tanto nas produções orais quanto escritas. Você irá notar também que o seu vocabulário se expandiu e que compreender a língua ficou muito mais fácil e rápido.

Não deixe de conferir nossos outros artigos, estamos recheados de dicas para você aprender inglês de uma vez por todas!

 

Deixe uma resposta