É possível inserir o inglês no seu vocabulário diário?

A cada dia que passa o inglês é uma língua que se faz mais presente em todos os aspectos da nossa vida.

Seja estampado em frases de camisetas espalhadas por aí, seja nas músicas, nos filmes e nas séries que assistimos todos os dias, a verdade é que o inglês é uma língua mundial e ter o conhecimento dela é ter a capacidade de se comunicar em praticamente todos os lugares do mundo.

Um bom exemplo disso pode ser sentido em viagens internacionais. Você pode estar no México, na Alemanha ou na Holanda que você vai conseguir se comunicar tranquilamente em inglês, de forma que é muito importante ter o conhecimento da língua em seu repertório.

Mais ainda, ter o inglês no seu currículo é algo extremamente importante para o mercado de trabalho.

Afinal de contas, se até poucos anos atrás o inglês era considerado um diferencial no currículo, hoje é considerado presença obrigatória e pré requisito para se conseguir conquistar uma vaga boa no mercado, de forma que uma terceira língua é que é considerado diferencial no mercado.

inglês

Por isso mesmo, começar a praticar o inglês para se tornar hábil para se comunicar na língua estrangeira é essencial nos dias de hoje. Afinal de contas, ainda aqui no Brasil, o inglês está presente em todos os cantos, desde marcas até nomes de produtos, basta observar um pouco que você vai perceber esse fenômeno.

E uma das melhores maneiras de realmente aprender o inglês é trazer a língua estrangeira para o cotidiano, de forma a treinar um pouco mais a cada dia.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós separamos um conjunto de dicas que vão ajudar você a começar a inserir um pouco do inglês no seu vocabulário diário, de forma a treinar um pouco mais da língua todos os dias, o que vai ajudar aos poucos você a se tornar fluente na língua.

Como trazer um pouco do inglês para o seu dia a dia

Uma das melhores maneiras de treinar um pouco do vocabulário em língua inglesa é trazer o idioma para a sua comunicação diária em pequenas doses, de forma que você consegue treinar um pouco mais a cada dia.

Ao contrário do que muita gente pode pensar, trazer palavras em inglês para o dia a dia não é estranho quando feito com parcimônia e é de grande ajuda para quem está estudando a língua.

Isso porque muitas palavras da língua inglesa já fazem parte da comunicação diária do brasileiro, você só nunca parou para pensar nelas como tal. E o grande segredo dessa utilização do inglês na comunicação diária está aí, em aproveitar palavras que já fazem parte do dia a dia do brasileiro, mas pensando nelas enquanto seu significado na língua inglesa, de forma a treinar o seu cérebro para o segundo idioma, pensando na pronúncia correta no idioma de origem também.

Mais ainda, uma boa pedida para ter um treinamento ainda mais intenso nesse uso diário das palavras é, ao utilizar essas palavras, puxar da memória palavras que você tenha em seu vocabulário que sejam relacionadas com essa palavra que você utilizou. Dessa forma, você vai fazer uma revisão rápida e útil do seu vocabulário em inglês.

Um bom exemplo disso acontece com as liquidações. É bem comum aqui no Brasil diversas lojas utilizarem – e também pessoas – a expressão inglesa para representar que algo está em promoção, que é on sale.

Quando ver ou falar essa expressão com alguém, traga para a memória coisas que estejam relacionadas a isso, como things, clothes, shoes, store, mall e por aí vai. Uma forma rápida, prática e eficiente de trazer o inglês para o seu dia a dia.

Mais ainda, uma série de palavras em inglês que fazem parte do nosso dia a dia podem ser úteis para você na hora de comunicar em inglês. Alguns exemplos são light, e-mail, notebook, insight, drink, site, shampoo, big, champion e por aí vai.

A variedade de palavras da língua inglesa que fazem parte da comunicação diária do brasileiro é impressionante, e isso é uma coisa que você começa a reparar quando você começa a estudar o inglês.

Outro ambiente ótimo para quem deseja treinar um pouco do inglês é o ambiente corporativo. Isso porque dentre todos ele é um dos que mais utiliza palavras em língua inglesa misturadas no português, de forma que é um prato cheio para quem está estudando e deseja inserir algumas palavras no dia a dia.

Expressões como budget, brainstorm, call, business e muitas outras fazem parte do cotidiano de praticamente toda empresa, de forma que elas são um prato cheio para você estudar um pouco mais o inglês no seu dia a dia. Pode começar a reparar que você vai perceber que você usa o inglês no seu dia a dia muito mais do que você imagina.

Outra dica que vale a pena ser levada em consideração e que faz uma grande diferença é trazer o inglês para o seu cotidiano e não apenas para a comunicação com outras pessoas. Sem dúvida alguma essa é a melhor forma de treinar o inglês de maneira diária e constante. Para isso, troque o idioma do seu computador, do seu celular, do seu GPS e deixe tudo em inglês.

Em pequenas atitudes diárias, como fazer a lista do supermercado ou fazer anotações no seu caderno, vale a pena também trocar o português pelo inglês. Essa é uma das melhores formas de treinar e de ganhar vocabulário, já que você vai realmente trazer o inglês para o seu cotidiano.

Assim, na hora em que você realmente precisar se comunicar na língua inglesa o processo vai ser muito mais natural e muito mais fácil do que você imagina.

Afinal de contas, aprender a falar inglês é o mesmo que aprender a falar qualquer língua, requer prática, treino e uso. Afinal, quando a gente não usa uma língua por muito tempo, é natural que a gente a acabe esquecendo.

Gostou do nosso artigo? Não deixe de continuar em nosso blog e conferir todos os nossos conteúdos!