12 formas de se tornar fluente em inglês

O domínio do idioma inglês, especialmente num mundo tão globalizado, é cada vez mais importante e exigido para conquistar uma boa posição profissional.

O inglês é a terceira língua mais falada do planeta, sendo o primeiro idioma em vários países e é considerado o idioma universal. Dessa forma, falar fluentemente inglês será um grande destaque em relação aos concorrentes e te deixará em vantagem competitiva na hora de conquistar um emprego.

Dominar essa língua também expande o seu universo de atuação permitindo buscar outras informações em vários outros canais como por exemplo, realizar pesquisas completas sobre qualquer tema e te ajudar a fazer trabalhos mais ricos sejam eles profissionais ou acadêmicas.

 fluente em inglês

Com o tempo escasso, às vezes é difícil encontrar espaço para se dedicar ao idioma. Dessa forma separamos aqui 12 maneiras de você conseguir incluir esse idioma na sua vida e se tornar fluente em inglês, sem que isso seja um grande sacrifício.

Estude

Reserve uma parte do seu dia para estudar. Você precisará ter uma base mínima do idioma para conseguir dar o pontapé inicial e falar inglês. Por isso abuse do estudo da gramática, entenda a forma de construção e criação de frases e o vocabulário.

Essa parte pode ser chata, mas é a base para atingir o seu objetivo. O estudo deve ser frequente pois isso te permitirá sempre agregar algo novo no seu caminho de aprendizado do idioma.

Divirta-se

Uma das melhores formas de acelerar o aprendizado é fazer com que o processo de estudo seja divertido, agradável e descontraído.

Assim, ouvir músicas que você gosta, ler livros que te interessam ou assistir aos seus seriados preferidos em inglês, por exemplo, estão entre as melhores maneiras de tornar o processo de aprendizado mais simples, agradável e mesmo eficiente.

Inicialmente haverá dificuldades, mas com o passar do tempo, à medida em que sua base de conhecimento for aumentando, o processo começa a ficar mais rápido, fácil e interessante e além disso divertido porque você estará utilizando coisas que te agradam como ferramenta de aprendizado.

Contato com o idioma

Quanto mais contato você tiver com o idioma inglês, mais fácil será você se habituar com ele fazendo com que se torne parte do seu dia-a-dia. Para permitir isso, troque o idioma dos seus aplicativos do celular, do seu notebook, dos seus jogos e das suas redes sociais. Use isso como ferramenta para aprender e memorizar palavras.

Aos poucos, isso fica natural e em pouco tempo você terá aprendido várias palavras e seguirá instruções no idioma inglês, sem grande dificuldade. Você nem perceberá, mas estará aprendendo e fixando novas palavras em seu vocabulário que vão enriquecer o seu aprendizado.

fluente em inglês

Repetição

Aqui está um ponto muito importante: a maneira pela qual os seres humanos aprendem e aperfeiçoam o conhecimento é através da repetição. Algumas pessoas podem ter mais ou menos facilidade para aprender alguma coisa específica, mas simplesmente não é possível aprender e consolidar o conhecimento sem a repetição.

Por isso, torna-se muito importante a repetição de frases, palavras e expressões. A repetição permitirá adquirir vocabulário, memorizar palavras e expressões e finalmente melhorar a pronúncia e tornar o idioma inglês mais natural e ao final uma coisa automática.

Pense em inglês

Quanto mais você pensar em inglês, mas fácil será conseguir trazer o idioma para o seu dia-a-dia e torna-lo mais natural. Pense em inglês, responda para si mesmo em inglês, converse em pensamento sobre seu dia, o que fez de novo, para treinar o idioma e começar a pensar e entender. É imprescindível que você passe a pensar como se o inglês fosse sua língua nativa.

Converse

Para conseguir ser fluente em inglês, é preciso treinar a linguagem. Essa é uma das maneiras para você checar se está aprendendo ou não. Não há problema você não tenha vocabulário suficiente, é dessa forma que você conseguirá enxergar em que parte você tem que se dedicar mais e no que está errando.

Ouvir alguém falando, também é muito importante e te ajudará a pensar em inglês e também se familiarizar com a estrutura do idioma e facilitar o aprendizado.

Traduza as palavras

Para implementar a língua na sua cabeça é preciso vivenciá-la. Dessa forma, tudo o que você pensar em português traduza mentalmente para o inglês, é também uma forma de você verificar seu vocabulário e notar onde estão as suas dificuldades com as palavras e expressões.

Isso é importante no início do processo. Com o tempo, isso se tornará automático.

Escreva!

Também é importantíssimo que você, sempre que tiver oportunidade, escreva. Pegue o bloco de notas do seu celular e escreva algumas palavras em inglês. É necessário que você entenda o inglês, seja falado ou seja escrito, já que ser fluente em inglês pressupõe o domínio de todo o processo do idioma.

Explore seu conhecimento

Abuse de todas as possibilidades que tiver que envolvam o idioma inglês. Pegue revistas americanas, veja em palestras e exercite sua mente e o que você aprendeu. Pode ser difícil no começo, mas não desista, insista, isso te ajudará muito no seu vocabulário e entendimento da língua e colocará em prática muitas das dicas que foram aqui expostas.

Aplicativos para ajudar

Existem vários aplicativos e sites que te ajudarão a treinar seu inglês. Você conseguirá conversar com pessoas nativas, treinar, aperfeiçoar e enriquecer seu vocabulário. Existem os aplicativos para você repetir frases e te ajudar na pronuncia e é possível fazer isso no caminho para o trabalho ou em momentos livres, sem prejudicar a sua rotina.

Intercâmbio

Se você tiver oportunidade de fazer um intercâmbio, não pense duas vezes e vá! Essa é a uma boa maneira de testar os seus conhecimentos. E dessa forma você terá que pensar 100% do seu dia em inglês. Sem contar que você terá contato com a língua falada por nativos, notará expressões, pronuncias e terá contato com uma nova cultura. A experiência é única e te dá um mundo de aprendizado.

Use o idioma sempre!

Use a abuse do idioma, quanto mais prática, mais rápido você se tornará fluente em inglês. E essa prática tem que ser todos os dias, já que se você deixar de usar o seu vocabulário, você acabará esquecendo tudo o que aprendeu.

Aprender uma nova língua pode exigir bastante da sua força de vontade. Mas não desista, insista nas suas dificuldades e explore tudo de melhor que existe para aprender uma nova cultura. Valerá muito a pena e quando você se der conta, estará amando tanto o mundo desse novo idioma que irá buscar cada vez mais se aperfeiçoar.

Seguindo essas dicas com dedicação, será uma questão de tempo se tornar fluente em inglês, pensar responder em inglês sem a menor dificuldade e descobrir tudo que envolve o domínio desse idioma.

Aprenda o inglês e enriqueça sua cultura, seu currículo e seus conhecimentos e se torne uma pessoa muito mais bem preparada para enfrentar esse desafiador mundo globalizado!

Agora que você chegou ao fim, não deixe de comentar o que achou do nosso artigo e compartilhar com seus amigos!