Chegando em um novo país: Como se preparar para viagem da sua vida

O fato de se ter uma oportunidade de morar em um novo país é realmente muito bom. Uma vez que você terá o prazer de conhecer uma nova cultura, aprender uma nova língua e ampliar sua visão de mundo. Além de ser uma ótima habilidade para seu currículo. Por isso iremos dar algumas dicas e passos que devem ser dados de como se preparar para viagem.

como se preparar para viagem

Como se preparar para viagem: Documentações necessárias

Uma vez que você tenha seu destino definido, entre no site do consulado do país no Brasil (e no que mais for necessário) para saber a documentação que precisa para entrar e passar o período que pretende ali.

9tenha-todos-documentos-necessarios-deixe-copias-em-casaAlguns pedem um seguro de saúde com valor X, outros pedem um visto específico, um comprovante de que você pode se sustentar, vacinas, passagem de volta já comprada etc.

Cada país tem sua regulamentação, e isso pode mudar o valor de sua viagem drasticamente. Além disso, uma dica sobre dupla cidadania: se você tem como tirar, tire. E tire o quanto antes para evitar problemas mais tarde e facilitar sua vida.

Onde Morar?

Se for por longo período, existem vários sites de classificados onde você pode encontrar acomodações para alugar, como o Craigslist que existe em quase todo lugar do mundo, ou mais específicos por países como Gumtree na Austrália. Você também pode tentar encontrar grupos no Facebook para os estrangeiros que vivem na sua nova cidade e perguntar por lá.

Porém, se você estiver procurando algo de curto prazo (ou precisa de um lugar para ficar até que você ache a sua acomodação permanente), as opções são hotéis, albergues, Couchsurfing ou Airbnb.

Calculando os gastos

Destino definido, é hora de saber quanto você vai precisar para viver. O que você pode fazer é abrir uma tabela no Excel e simular todos os possíveis gastos em uma conta básica. Lembre-se de somar tanto os gastos pontuais como recorrentes.

Além disso, é bom levar uma quantia extra para eventuais emergenciais.

Achar um emprego

Se você se mudou a um outro lugar que não tenha sido por motivo de trabalho, provavelmente vai precisar achar algum trabalho para se manter.

Uma vez mais, sites de classificados como o Craigslist acima e entre outros locais. Assim como grupos no Facebook, são boas fontes para achar oportunidades de trabalho.

Ou faça como antigamente: imprima currículos e saia distribuindo em lojas, restaurantes.

Aprenda inglês online ou pelo menos tenha inglês básico

Independente, no país que você for morar ter pelo menos um inglês básico é muito importante ou até mesmo essencial (se este país ter o inglês como única língua oficial).

Uma forma rápida e eficaz é aprender inglês online. No curso propulsão para fluência é possível aprender sozinho a falar inglês com as dicas e vídeos do curso.

O método foi desenvolvido pelo professor Raphael Silveira baseado em sua experiência de mais de dez anos ensinando inglês. É composto por diversos módulos  de vídeo aulas, que vão do básico ao avançado. Com extenso material de apoio que o aluno tem acesso diretamente no exclusivo portal do curso.

 

Deixe uma resposta