Entenda de uma vez por todas como usar o DO corretamente

como usar o Do corretamenteCom o mercado de trabalho cada vez mais exigente nos pré-requisitos para a contratação de um novo funcionário, ter um diferencial em seu currículo para chamar mais a atenção dos contratantes. Por isso o curso de línguas, como o de inglês, se torna tão visado por todos, mas com todos os verbos novos como usar o DO corretamente, na língua inglesa?

Quando nós somos apresentados para uma nova língua, no processo de aprendizado dela passamos por certas dificuldades. A aplicação correta dos verbos, nos seus respectivos tempos de ação, ou até mesmo como verbo auxiliar ou principal pode acabar dando um nó na cabeça do estudante, deixando a dúvida de como usar o DO corretamente.

Verbos

Quando se começa a aprender inglês, são apresentados a uma série de verbos no infinitivo, uma das formas nominais de verbo. Nela o verbo é apresentando na sua forma mais neutra, empregando o sentido literal dele, como por exemplo, o verbo to do que se traduzido ficaria fazendo.

Nesse ponto podemos perceber que, ao mudarmos a forma nominal do verbo ou o seu tempo, algumas alterações serão necessárias na escrita dos verbos. Mas como usar o DO corretamente? Como saber qual alteração se deve fazer, ou até mesmo como identificar corretamente em qual tempo verbal estamos trabalhando?

Como usar o DO corretamente?

O verbo to do sofre alterações no tempo verbal do simple present, usado para formar frases na negativa e interrogativa. Nessas formas de como usar o DO corretamente, empregamos o uso do not para a forma negativa ficando como, por exemplo:

I DO NOT like to read books (eu não gosto de ler livros)

Na forma interrogativa o to do acaba sendo empregado em outra área da frase para formar a sentença. Ao fazer uma pergunta, o verbo to do acaba sendo empregado antes do sujeito, pode ser um pouco estranho inicialmente já que em português a interrogativa esta na entonação, mas em inglês se adiciona o to do antes do sujeito, como no exemplo:

DO you like vídeo games (Você gosta de vídeo games?)

Na terceira pessoa, ou no passado

Ao utilizarmos o verbo to do na terceira pessoa do singular no simple present, para frases negativas ou interrogativas temos o verbo auxiliar ganhando a partícula es para formar as frases. Como por exemplo:

Does she like pizza? (Ela gosta de pizza?)

curso de inglês online

Nos exemplos da forma interrogativa podemos perceber, ao compararmos suas traduções, em como que em português a pergunta é feita a partir da entonação. Por isso nas maneiras de como usar o DO corretamente, não devemos esquecer de usar o to do nas frases interrogativas.

Ainda na terceira pessoa, assim como na primeira pessoa se adiciona o not na frase logo após o verbo, na frase em negativa como, por exemplo:

My son does not like to play soccer (meu filho não gosta de jogar futebol)

O verbo também é usado na interrogativa e negativa do simple past. O verbo, no passado é conjugado como did. Tendo também que ser empregado o uso do not na interrogativa, como nos exemplos:

Did he leave the party earlier? (ele saiu da festa mais cedo?).

My mom did not say anything. (minha mãe não disse nada.).

Com essas dicas, agora você saberá como usar o DO corretamente.

Deixe uma resposta