Por que e como usar os phrasal verbs?

By |

phrasal verbsPor que e como usar os phrasal verbs? Quem está começando seu contato com a língua inglesa provavelmente já se deu conta de que, embora esse idioma seja mais fácil do que o português em termos de gramática, ele nos causa certa estranheza por conta da falta de costume com o som das palavras, o que de início pode afetar a pronúncia.

No entanto, com o tempo esse problema da falta de hábito desaparece e passamos a pronunciar as palavras corretamente. Mas o inglês também pode ser difícil de compreender devido às mudanças repentinas que podem ocorrer no significado das palavras. Mas como assim mudança no significado das palavras? É isso mesmo, algumas palavras, quando separadas, significam uma coisa, mas quando se juntam com outras adquirem um conceito completamente diferente. Nós chamamos essa variação de significados de phrasal verbs, e vamos te explicar hoje como e quando usá-los, para que você se torne um expert nessa parte e não caia em pegadinhas. Confira!

O que são phrasal verbs?

Em português, podemos traduzi-los como verbos frasais, mas não se esqueça de que isso não tem nada a ver com a língua inglesa, porque não existe essa coisa de alteração de significados no nosso idioma.

Para explicar melhor os verbos frasais, podemos usar o exemplo do verbo “give”. Esse verbo, quando colocado em uma frase sozinho significa “dar”, mas, quando ele é colocado lado a lado com uma preposição, como “back”, por exemplo, ganha o significado de “devolver”.

Give= dar

Give back= devolver

Memorizar os termos

É realmente difícil para nós brasileiros ou para qualquer outra pessoa de outra nacionalidade diferente se acostumar com os verbos frasais, porque a única forma de usá-los corretamente é memorizando cada um.

A partir do contato mais frequente com essas palavras, seu cérebro se lembra dos termos com mais facilidade, o que diminui as chances de você cair em uma pegadinha no vestibular, por exemplo.

Outros tipos de phrasal verbs

Vamos agora fazer uma lista dos phrasal verbs? Isso vai te ajudar a compreender melhor como eles funcionam e de quais termos podem ser acompanhados. Vamos continuar usando o verbo “give”, já que ele pode contar com várias preposições além da qual já vimos.

1. Give = dar

Give up = desistir

Give out = distribuir

Give back = devolver

Às vezes esses verbos frasais podem vir acompanhados de outras palavras entre o verbo e a preposição, como por exemplo:

“Give my t-shirt back”, que significa “Devolva a minha camiseta”. Tudo é uma questão de você não entrar em desespero, saber ler a frase até o final e se atentar para o verbo e a preposição que estão sendo usados.

2. Fall

O verbo “fall”, por exemplo, também pode ter vários significados quando acompanhado de outras palavras.

Fall down= cair

Fall in love= se apaixonar

Fall for you= cair de amores por você

Percebe como as variações podem ser completamente diferentes umas das outras? Algumas até indicam um inglês mais informal, por isso que a grande dica dos phrasal verbs é memorizar.

3. Make

O verbo make é outro dos que ganham um significado diferente quando aparece junto com outro termo na frase. Ele sozinho, por exemplo, quer dizer “fazer”, mas nem sempre necessariamente vai ser um verbo quando acompanhado de uma preposição, por exemplo:

Make= fazer

Make up= maquiagem

Make up for=compensar

Make out= beijar, trocar carinhos, abraçar

4. Get

Esse verbo é um dos que mais confunde as pessoas que não estão acostumadas com a língua inglesa. Isso porque, no português, não existe uma tradução exata para ele, e, nesse caso, as variações podem nos ajudar muito a compreender o significado desse verbo.

Get home= chegar em casa

Get it = entender

Get to= chegar (em algum lugar)

Get married= se casar

Get better = melhorar

Get a flu = pegar uma gripe

Get a letter = receber uma carta

5. Hold

O verbo hold não costuma ter muitas variações, mas quando é acompanhado de preposições ganha conceitos bem distintos, apesar de parecer que não.

Hold= segurar

Hold on= aguentar

Hold up= deter, levantar, suportar. Tudo depende de quais substantivos serão usados junto à essa combinação de verbo e preposição.

6. Put

O verbo “put” também costuma ser um dos que confunde as pessoas. Isso porque a maioria associa as combinações desse verbo com o seu significado de “pôr, colocar”. No entanto, não é bem assim que funciona e é melhor que você aprenda, pois esse verbo está entre os phrasal verbs mais usados da língua inglesa.

Put away= guardar

Put across= passar uma mensagem, uma ideia

Put down = desmerecer, inferiorizar

Put off = adiar algo, como um compromisso

Put up with = aguentar, suportar

Put through = utlizado quando falamos em “transferir uma chamada, uma ligação”.

7. Look

Esse verbo também está na lista dos phrasal verbs mais utilizados da língua inglesa, e tem algumas variações que podem te confundir se não forem bem observadas.

Look= olhar

Look for= procurar por

Look at= Olhar para

Look back= Olhar para trás (nostalgia)

Look into= analisar, pesquisar

Look up to=respeitar, admirar

Look down= diminuir, inferiorizar

Não tente traduzir

Uma das dicas mais preciosas que você pode receber em relação a como usar o phrasal verbs é para não tentar traduzir os termos quando estão juntos. Isso porque quando essas palavras são colocadas lado a lado, vão ganhar um significado novo, como você pode perceber.

fluência em inglês>> Clique Aqui << e receba uma série de vídeo aulas gratuitas para acelerar sua fluência!! 

Traduzi-las então te levaria a um significado “ao pé da letra”, e obviamente, incorreto. Por exemplo a expressão “give up” que quer dizer “desistir”. Se tentarmos traduzir os dois termos separadamente, o significado seria “dar para cima”, o que não faz sentido nenhum, não é mesmo?

Por isso, reforçamos o conselho: não traduza os phrasal verbs. A melhor maneira de saber como usá-los é memorizando cada um, e não precisa ser de uma vez só, até porque nosso cérebro leva um certo tempo para memorizar as coisas.

O melhor a fazer é sempre manter contato com esses termos e exercitar suas habilidades. Dessa maneira você vai se tornar um expert em phrasal verbs!

Deixe uma resposta