Posso aprender inglês mesmo sem ir para uma escola de idiomas?

By | 22/02/2017

É possível aprender inglês fora de uma escola de idiomas? A cada dia que passa o inglês se torna uma língua mais importante e mais presente na vida de cada um. Afinal de contas, é a língua que é considerada universal. Considerada um conhecimento básico para todos aqueles que desejam se comunicar em qualquer lugar do mundo fora do Brasil.

Não importa onde você esteja e nem a língua que se é falada no lugar onde você está. Se você souber falar inglês você consegue se comunicar em qualquer lugar do mundo, do México ao Japão.

O inglês é visto como um pré-requisito básico no currículo de quem deseja conseguir vaga dentro de uma boa empresa. E a verdade é que o conhecimento da língua estrangeira já deixou de ser considerado um diferencial há muito tempo. É imprescindível o conhecimento da língua, tanto na hora da fala, quanto da escrita e do entendimento, para o mundo corporativo. Principalmente quando falamos de empresas multinacionais, que possuem filiais espalhadas pelo mundo.

O grande problema de tudo isso é que muitas pessoas não conseguem tirar um tempo para frequentar uma escola de idiomas. Simplesmente não cabe no orçamento colocar as aulas de inglês dentro de uma escola de idiomas.

Mais ainda, há também aqueles que simplesmente não gostam do método que é aplicado dentro de escolas de línguas. Preferem buscar por outras alternativas de aprendizado que sejam mais vantajosas.

Situações estas observadas principalmente em quem já está na fase adulta. Acabou não conseguindo aprender inglês enquanto criança ou adolescente, fase na qual grande parte da população começa a falar inglês.

aprender inglês sem ir para uma escola de idiomas

E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma série de informações que vão ajudar você. Você que não deseja ou não pode frequentar uma escola de idiomas, a encontrar a melhor solução para conseguir aprender inglês, idioma que é tão necessário nos dias de hoje.

Afinal de contas, não é preciso de uma escola de idiomas para que você aprenda uma língua nova. Basta ter muita dedicação e também muita disposição.

 

É sim possível aprender inglês fora de uma escola de idiomas

A verdade é que é sim possível aprender inglês fora de uma escola de idiomas. Um processo que não necessariamente é mais difícil ou demorado, mas que definitivamente exige mais comprometimento por parte do aluno.

Afinal de contas, sem a obrigatoriedade de estar presente em uma aula pela qual você está pagando – e bem caro, diga-se de passagem – todos os meses, é preciso uma disciplina muito maior para realmente estudar a língua e conseguir aprender o idioma.

E isso pode ser feito das mais diversas maneiras. Tudo vai depender do seu estilo de estudo, do tempo que você tem livre para dedicar ao idioma e também do tamanho do investimento financeiro que você deseja fazer no seu processo de aprendizado, sendo que todos esses fatores devem ser levados em consideração na hora de tomar uma decisão que realmente vá fazer com que você saia do processo com o inglês na ponta da língua.

A primeira opção, que é extremamente eficiente e também de comprometimento mais simples, é ideal para quem pode e deseja fazer um investimento financeiro maior no processo de aprendizado da língua.

Isso porque, para quem não gosta de escolas de idiomas, uma ótima opção é contratar um professor particular.

Dessa forma, o método de aprendizado vai ser adaptado e você vai ter atenção total e exclusiva do seu professor. O que faz toda a diferença na hora do aprendizado. Além disso, as aulas são flexíveis e se adaptam aos seus horários e as suas necessidades.

A grande vantagem dessa opção é que você consegue encontrar com facilidade até mesmo professores que são falantes nativos. O que faz toda a diferença na hora de estudar uma língua nova.

Uma outra opção igualmente eficiente é para aqueles que não podem ou não querem investir tanto no aprendizado do inglês. Porém, aqui vale ressaltar que é preciso disciplina para conseguir fazer esse método dar certo. Já que vai ser algo que vai depender exclusivamente de você.

 

Use a tecnologia a seu favor

Busque na internet por apostilas, inclua a língua no seu dia a dia, como nos aparelhos de celular, no GPS, nos filmes, nas séries e nas músicas e faça uso da tecnologia a seu favor.

Isso porque, hoje, existe uma série de aplicativos de celular e também de sites na internet que são voltados especificamente para o estudo de línguas, o que facilita e muito o processo de quem deseja aprender uma nova língua sozinho.

Há plataformas virtuais que permitem que você entre em contato com nativos e fale com eles pelo tempo que desejar. O que faz toda a diferença no processo de aprendizado.

Se você tiver disposição de preparar um material e de realmente estudar sozinho, montar o seu próprio curso de inglês é a melhor e mais personalizada maneira de se aprender um idioma. Já que a verdade é que ninguém conhece os seus pontos fracos e fortes e suas necessidades como você. De forma que vai poder ir acrescentando conhecimento e procurando melhorar os seus pontos fracos na língua a partir do momento em que sentir necessidade.

Ao contrário do que muitos pensa, aprender um novo idioma, principalmente o inglês, não é nenhum bicho de sete cabeças. É algo que depende exclusivamente de você, do seu comprometimento e da sua dedicação. De forma que precisar frequentar uma escola de idiomas não é pré-requisito nenhum para quem deseja falar uma língua nova.

Por isso mesmo, se você não quer ou não pode frequentar uma escola de inglês, não desanime. Há diversas outras formas de conseguir trazer o idioma para a sua vida e para o seu dia a dia.

Deixe uma resposta